Nossa História

Paróquia São Sebastião

Histórico da Paróquia de São Sebastião de Tuiuti

Os primeiros povoadores vindos do sertão de "Conceição do Jaguary" - hoje Bragança Paulista - eram homens, mulheres e crianças sofridos. Para se defenderem dos animais selvagens e se protegerem de doenças e outros males se apegaram a São Sebastião.

No alto da Serra ao avistarem estas paragens deram o nome de São Sebastião da vista alegre. Aqui chegando fundaram as fazendas e lavraram a terra.

Um dos povoadores, Januário Pinto Lima e sua esposa Gertrudes, construíram em suas terras uma capelinha em louvor a São Sebastião, local onde hoje se situa a Rua Zeferino de Lima. Com o passar do tempo a capela tornou-se pequena e construiu-se então uma igreja de taipa, onde hoje é a Praça Major Felício.

O nome dessas paragens era Pântano, que em Tupi Guarani quer dizer "Tijuco Branco". A partir de 1902 passou a ser distrito de Bragança Paulista com o nome de Tuiuti, em homenagem a Batalha de Tuiuti, travada no Paraguai no qual o Brasil saiu vencedor.

No mesmo ano o Sr. Joaquim de Lima Bueno, apelidado de Joaquim Roque, doa ao patrimônio de São Sebastião um alqueire e meio de suas terras, local onde hoje se situa a Igreja Matriz, a casa paroquial e a Praça Major Felício. A finalidade da doação era para que os pobres pudessem ter suas moradias.

Em 20 de dezembro de 1903 a capela de São Sebastião de Tuiuti, filial da igreja matriz de Bragança, por ordem do Monsenhor Manoel Vicente da Silva, vigário capitular do bispado de São Paulo, foi elevada a Curato.

Em 31 de agosto de 1906 Pe. Francisco Schettini, vigário de Barra Mansa, hoje Morungaba, cria o Apostolado da Oração. No ano de 1908 nosso Curato, que estava anexado a paróquia de Amparo, foi visitado por Dom João Batista Correa Nery, 1° bispo de Campinas.

Em 21 de junho de 1911 o curato foi anexado à Paróquia de Bragança Paulista, cujo vigário na época era o Cônego José de Aguirre. Neste mesmo ano frei Gregório Kurpik OFM (Ordem dos Frades Menores), começou a celebrar mensalmente em nosso Curato.

No ano de 1917 frei Gregório foi substituído por frei Lucínio Cortes OFM. Passaram também por aqui frei Humberto Telles, frei Justo Scheidgem, frei Agnelo Taphaked, Frei Jerônimo, frei Brocardo, frei Aniceto, frei Adriano (na foto com as crianças), entre outros. Os filhos de São Francisco deram assistência espiritual ao Curato de Tuiuti até 1942.

A igreja de taipa tornou-se pequena e estava muito deteriorada. Cônego José Aguirre, em uma de suas visitas, manifestou que não devemos reformar ruínas. Então, chefiados por frei Agnelo, formou-se uma comissão para arrecadar fundos a fim de se construir uma nova igreja. Faziam parte dessa comissão: Vergílio Joaquim de Lima, José Pedro de Lima, Braz Moretto e Salvador Antonio de Lima.

A planta da construção foi elaborada pela construtora Irmãos Bruneli da cidade de Amparo. Era o ano de 1917 e muitos obstáculos foram encontrados como a febre espanhola e a chuva de gafanhotos, porém tudo isso não desanimava a comissão que, ancorados na fé, continuaram por mais de 10 anos a construção do templo.

Em 4 de Novembro de 1928 Dom José Mauricio da Rocha, 1º Bispo de Bragança, veio sagrar a nova igreja e no dia 25 de Novembro de 1928 cria a Paróquia de São Sebastião de Tuiuti. Hoje a nossa igreja matriz construída no alto da colina é o cartão postal da cidade e o orgulho dos tuiutienses.

Eis em poucas palavras a história de nossa paróquia, que se confunde com a própria história de Tuiuti, que nasceu venerando São Sebastião, nosso padroeiro festejado por toda a cidade e com muita alegria no dia 20 de janeiro.

Bibliografia consultada:

1º livro do tombo da paróquia

Almanaque de Amparo

Câmera municipal de Bragança Paulista

Arquivo do Jornalista Zeferino Vasconcelos Filho, cedido pelo Dr. José Roberto Vasconcelos e esposa Maria Williany Mutti Vasconcelos.

Sagração de nossa Igreja Matriz e Elevação à Paróquia

04 e 25 de novembro são datas importantes para nossa comunidade paroquial. Relembramos aqui a História de nosso povo tuiutiense, que desde meados do séc. XIX dedicou esta terra a Deus sob a intercessão de São Sebastião chamando-a de São Sebastião da cruz da vista alegre.

Já na segunda década do século XX, os habitantes e os religiosos que aqui moravam e passavam percebiam que a velha Igreja situada onde hoje é a praça Major Felício estava quase em ruínas. Uma pequena igreja de taipa de pilão, com certeza com uma nave única, um altar maior para as celebrações, uma torre e fachada simples, mas que não sustentava mais as necessidades do povo e os ofícios sagrados.

Chefiados por frei Agnello Taphaied, do convento franciscano da Igreja São Benedito de Amparo e com o aval do então pároco da Matriz de Bragança Paulista, Cônego José Carlos de Aguirre a comissão de tuiutienses, mesmo diante de tantos sofrimentos e obstáculos como a falta de recursos financeiros, iniciaram o projeto e a obra que foi entregue em 04 de novembro de 1928, com a sagração das paredes da nova igreja por Dom José Mauricio da Rocha, 1 ° bispo de Bragança.

No dia 25 de novembro desse mesmo ano de 1928 a Igreja de São Sebastião em Tuiuti foi elevada a paróquia, tendo como seu primeiro pároco o próprio Frei Agnello Taphaied.

© 2016 Pascom São Sebastião Tuiuti-SP | ByJ.M. Studio Designs (11) 96840-0119  | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora